sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Somos o Seu próprio tesouro

Oi! Paz do Senhor!

Uma das coisas que mais me faz pensar quando leia a Bíblia, é Deus citando sobre alguma pessoa para outra, que analisando a história não teria muita conectividade. Como é o caso de Noé, Daniel e Jó, que foram citados para o Profeta Ezequiel, em que citei em um post anterior.

Desta vez, me chamou a atenção, Deus falando a Davi sobre Jacó/Israel, nota:
"Porque o Senhor escolheu para si a Jacó, e a Israel para seu próprio tesouro." Salmos 135:4
Mas quem foi Jacó/Israel para Deus o escolher como seu próprio tesouro?

Jacó foi um dos Patriarcas de Fé, a terceira linhagem de Abraão.
Sobre Abraão estava a promessa de gerar muitos filhos, que gerou a Isaque, que gerou Esaú e Jacó, gêmeos, que teve filhos, que são as tribos de Israel.
Em sua velhice, Isaque foi enganado por sua esposa e seu filho Jacó, Jacó tinha o direito de lutar pela primogenitura, pois nasceu junto com seu irmão, agarrado-o pelos pés, que se passou pelo irmão levando o guizado preparado, pedido a Esaú, para que recebesse a benção da primogenitura.
Isaque abençoou a Jacó e sua mãe o orientou que fosse viver com seus familiares maternos, já que Esaú o prometerá a morte após receber a benção de seu pai em seu lugar.
Na terra de sua mãe, Rebeca, Deus abençoa a vida de Jacó, com esposas, herdeiros, rebanhos, deixando Labão, seu sogro com inveja.
Deus pede a Jacó que saia do meio deles e retorne para terra. No caminho, envia presentes a Esaú, afim de acalmar a sua ira. E fica sozinho no vale de Jaboque, um homem veio lutar com ele.
Jacó vence, apesar de ficar ferido na coxa, e o homem o abençoa: 
"Então disse o homem: "Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu".
Prosseguiu Jacó: "Peço-te que digas o teu nome". Mas ele respondeu: "Por que pergunta o meu nome? " E o abençoou ali. Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: "Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada"." Gênesis 32:28,29, 30
"Depois que Jacó retornou de Padã-Arã, Deus lhe apareceu de novo e o abençoou,
dizendo: "Seu nome é Jacó, mas você não será mais chamado Jacó; seu nome será Israel". Assim lhe deu o nome de Israel.

E Deus ainda lhe disse: "Eu sou o Deus Todo-poderoso; seja prolífero e multiplique-se. De você procederão uma nação e uma comunidade de nações, e reis estarão entre os seus descendentes.

A terra que dei a Abraão e a Isaque, dou a você; e também aos seus futuros descendentes darei esta terra"." Gênesis 35:9-12
Antes de se tornar Israel, Jacó era enganador. Mas depois do encontro que teve com Deus, onde lutou com o anjo, tudo mudou. Ao ponto, de Deus escolher para si Israel, como seu próprio tesouro. A promessa está sobre Israel e nada vai abalar. Pode todos tentar contra Israel, porém Israel sempre vencerá.

Deus diz que nós (zambujeiros) fomos enxertados (na oliveira verdadeira), passando ser escolhidos por Deus, e somos seu próprio tesouro e nada vai nos abalar, pois Ele está conosco!
A luta pode estar difícil, podemos balançar em meio a diversidade, mas se permanecermos em Deus, seremos seu tesouro e Ele nos cuidará!

0 comentários:

Postar um comentário